Desde a Antiguidade, a manipulação de fórmulas é uma atividade que permite ao farmacêutico desempenhar seu papel diante da sociedade, assistindo ao paciente de forma  individualizada e não coletiva, uma vez que as fórmulas manipuladas são prescritas conforme a individualidade do paciente, de acordo com suas necessidades terapêuticas particulares.

Entre as vantagens que podem oferecer os medicamentos manipulados, pode-se destacar:

• Múltipla ação em uma cápsula. Há doenças que precisam ser tratadas com vários medicamentos ao mesmo tempo, por isso a possibilidade de associar muitos em um único permite um tratamento facilitado, diminuindo o número de cápsulas ingeridas e melhorando a adesão ao tratamento farmacológico.

• Exclusividade. Alguns tratamentos requerem medicamentos que não existem no mercado, portanto,  caso a farmácia de manipulação tenha a matéria-prima, poderá atender à prescrição, manipulando o produto.

• Doses adequadas aos pacientes. Considerando fatores variáveis como peso e idade por exemplo, é possível ajustar doses e concentrações, características que não se encontram em medicamentos industrializados.

•  Rótulos com fórmulas e doses exatas garantem o medicamento consumido e evita troca inadequada.

•  Fórmulas mais palatáveis, conforme o gosto do paciente. O médico tem a possibilidade de adequar o medicamento à preferencia do paciente, pois a manipulação dispõe de diferentes formas de administração.

•  Custo menor para o paciente. Por ser feito na quantidade exata e eliminando custos como desenvolvimento e distribuição, entre outros, a manipulação é uma opção mais barata e ainda mais específica que o medicamento industrializado. O medicamento manipulado é feito na quantidade exata para o período do tratamento e assim não gera sobras e desperdício. 

•  A farmácia de manipulação segue normas de boas práticas de manipulação determinadas pelo Ministério da Saúde. A qualidade das matérias-primas utilizadas e o processo de manipulação são rigorosamente controlados, garantindo assim a segurança do seu produto. 


ETAPAS DA MANIPULAÇÃO 

As receitas que chegam na ESSENCE são analisadas cuidadosamente por farmacêuticos antes de serem enviadas à produção. Lá, elas passam por triagem e são encaminhadas ao laboratório de semissólidos/líquidos ou de sólidos. Os cuidados são constantes durante todas as fases, desde a captação das receitas até sua dispensação.

Quer saber como funciona?

1 - O Cliente vai até a ESSENCE ou envia a receita via fax (após consulta via telefone ou email: essence@essencemanipulacao.com.br)

2 - É feito o orçamento do manipulado para aprovação.

3 - São impressos a Ordem de Manipulação e o rótulo da embalagem.

4 - A Ordem de Manipulação e o rótulo vão para a área de conferência para checagem.

5 - É feita a triagem em líquidos, semissólidos (cremes, géis, etc.) e sólidos (envelopes e cápsulas).

6 - O medicamento é manipulado.

7 - Análise e conferência final da Ordem de Manipulação com o produto final.

8 - Com o nome e endereço do cliente, o manipulado está pronto para ser retirado na Farmácia Essence ou entregue em domicílio conforme escolha de frete feita no ato da compra em nossa loja online.